top of page

Palestrantes&Convidados

O Seminário Teórico do Oficina Favelas é composto por palestras e mesas redondas. Segue aqui pequeno cúrriculo dos palestrantes e convidados.

02 ROSANA
03 KARINA
04 RODRIGO
05 STELLA
07 EDISON
09 MDDF

ROSANA DENALDI

Arquiteta e Urbanista

[UFABC]

PALESTRA

Histórico de Intervenções em Favelas

Professora da Universidade Federal do ABC, vinculada ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas e ao Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento e Gestão do Território. Foi Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação da Prefeitura de Santo André. Tem experiência na área de habitação e planejamento urbano, atuando principalmente com os temas: política habitacional, urbanização de favelas, gestão urbana e ambiental, planejamento urbano e regional.

[texto retirado do currículo lattes]

KARINA LEITÃO

Arquiteta e Urbanista

[FAUUSP]

PALESTRA

A favela na construção da cidade capitalista

Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Desde 2002 é pesquisadora e, mais recentemente, Coordenadora de Pesquisas e Extensão e do Grupo de Formação em Estudos Urbanos do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP. Tem experiência como consultora independente na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Políticas Urbana e de Habitação de Interesse Social e Gestão Municipal.

[texto retirado do currículo lattes]

RODRIGO FARIA

Advogado

[Instituto Pólis]

FORMAS DE OLHAR A FAVELA [disciplinas/academia] Direito

Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Planejamento Urbano e Regional (com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), onde desenvolve também sua pesquisa de Doutorado. Atualmente é pesquisador do Laboratório Direito à Cidade e Espaço Público (LabCidade) na FAUUSP e assessor de relações internacionais do Instituto Pólis. 

[texto retirado do currículo lattes]

STELLA PATERNIANI

Cientista Social

[UnB]

FORMAS DE OLHAR A FAVELA [disciplinas/academia] Ciências Sociais

É mestra em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e doutoranda em Antropologia Social na Universidade de Brasília. É pesquisadora do Observatório de Remoções (FAU/USP e UFABC) e faz parte do Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva (nepac/ Unicamp) e do Grupo de Estudos em Teoria Antropológica (Gesta/UnB). 

[texto retirado do currículo lattes]

VICTOR IACOVINI

Geógrafo

[FAUUSP]

FORMAS DE OLHAR A FAVELA

[disciplinas/academia] Geografia

Geógrafo pela Universidade Federal do Ceará (GeoUFC - 2014), é Mestrando em Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP), na área de Planejamento Urbano e Regional.  Foi estagiário do CEARAH Periferia (Regularização Fundiária, Escola de Planejamento Urbano e Pesquisa Popular [EPUPP] 2010/13). Pesquisador do Observatório das Metrópoles (Projeto Megaeventos, Núcleo Fortaleza - 2012/14) e do do Laboratório de Estudos em Habitação (LEHAB-UFC - 2014/15). Desde 2015 é Consultor na área de planejamento urbano na Planmur - Planejamento, Mobilidade e Urbanismo.

[texto retirado do currículo lattes]

 

EDISON KAZUO

Arquiteto

[PMSBC]

FORMAS DE OLHAR A FAVELA [disciplinas/academia] Arquitetura

[A CONFIRMAR]

FORMAS DE OLHAR A FAVELA

[agentes políticos] Morador

MDDF

Movimento de Moradia

​

FORMAS DE OLHAR A FAVELA

[agentes políticos] Movimento Social

O MDDF foi fundado legalmente em 1987, a partir da criação em Santo André do Movimento de Defesa dos Favelados em 1977.  Sua missão é de representar os moradores em favelas e núcleos habitacionais junto aos poderes e órgãos públicos, autarquias, empresas públicas e privadas, defendendo os direitos e interesses dos moradores e prestando serviços gratuitos.

[texto retirado do site do MDDF]

MILTON NAKAMURA

Arquiteto e Urbanista

[PMSP]

06 VICTOR
08 MORADOR
10 MILTON

FORMAS DE OLHAR A FAVELA

[agentes políticos] Poder Público

Arquiteto formado pela FAUUSP (1983) e Mestre em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC. Foi assistente de secretário de obras da Prefeitura Municipal de Mauá até 2015. Atualmente é professor assistente do curso de Arquitetura da Faculdades Metropolitanas Unidas  (FMU) e exerce funções na SEHAB da Prefeitura de São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Urbanização de Assentamentos Precários e Regularização Fundiária.

[texto retirado do site escavador]

11 PEABIRU

A Peabiru Trabalhos Comunitários e Ambientais é uma ONG de Assessoria Técnica, fundada em 1993 por profissionais de diversas formações que tinham atuado no desenvolvimento de projetos e acompanhamento de obras habitacionais de interesse social no contexto do programa de mutirão com autogestão durante os anos de 1989 a 1992. A Peabiru mantêm uma dinâmica frequente de admissão de novos membros, de rotatividade da coordenação e compartilhamento das decisões políticas, institucionais e das próprias definições de rumos dos trabalhos e projetos entre os associados e equipe. 

[texto retirado do site da Peabiru TCA]

PEABIRU TCA

Assessoria Técnica

FORMAS DE OLHAR A FAVELA

[agentes políticos] Assessoria Técnica

12 LARA

LARA FERREIRA

Arquiteta e Urbanista

[FAUUSP]

PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO EM  FAVELAS Diagnóstico

Arquiteta formada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP - 2011). Interessa-se pela área social e metodologias participativas associadas à prática da arquitetura e urbanismo. Participou de pesquisas sobre assentamentos informais em Angola e no Brasil, em colaboração com instituições acadêmicas como a ETH, e tem experiência em projeto de urbanização de favelas (São Paulo). Atualmente é mestranda da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) na área de Habitat.

[texto retirado do currículo lattes]

13 MORETTI

RICARDO MORETTI

Engenheiro

[UFABC]

PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO EM  FAVELAS Infraestrutura

Engenho Civil formado pela Universidade de São Paulo (1978), Mestre em Engenharia de Solos pela Universidade de São Paulo (1987) e Doutor em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Universidade de São Paulo (1993). É professor titular da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase nos temas associados a habitação de interesse social, saneamento, mobilidade, projetos urbanos e prevenção de riscos.

[texto retirado do currículo lattes]

14 ROBERTO

ROBERTO FONTES

Arquiteto e Urbanista

[FAUUSP]

PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO EM  FAVELAS Infraestrutura 

[técnicas de análise e mapeamento]

Arquiteto formado pela Universidade Estadual Paulista (FAAC-2002). Participou de projetos de urbanismo, urbanização de favelas e habitação em São Paulo, São Bernardo do Campo, Nova Iguaçu (RJ), Manaus (AM) e no estado do Mato Grosso. Atualmente é Gerente de Locação Social da COHAB e mestrando da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) na área de Habitat.

[texto fornecido pelo convidado]

15 LUCIANA

LUCIANA FERRARA

Arquiteta e Urbanista

[UFABC]

PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO EM  FAVELAS Questão Ambiental

Arquiteta formada pela Universidade de São Paulo (2003) e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição. Realizou estágio de pesquisa doutoral na Université du Québec à Montréal, Canadá (2010-2011). Integra a equipe de pesquisadores do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP desde 2004. Tem experiência como consultora independente junto a governos municipais, instituições de pesquisa e organizações não governamentais.Trabalhou como assistente técnica de promotoria no Ministério Público do Estado de São Paulo, na área de Habitação e Urbanismo. Atualmente é professora da Universidade Federal do ABC, vinculada ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. 

[texto retirado do currículo lattes]

16 HENRIQUE

HENRIQUE FROTA

Advogado

[IBDU]

PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO EM  FAVELAS Regularização Fundiária

Formado em Direito e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrando em Direito Urbanístico pela PUCSP. Atuou na Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza como assessor da Coordenação de Regularização Fundiária. Tem experiência em assessoria e consultoria a movimentos sociais, organizações não-governamentais e poder público. Coordenador do grupo de trabalho Cidade e Direito do Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS). Secretário Executivo do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU). Membro da equipe de Direito à Cidade do Instituto Pólis.

[texto fornecido pelo convidado]

17 PAULO EMILIO

PAULO EMÍLIO FERREIRA

Arquiteto e Urbanista

[FAU MACK]

PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO EM  FAVELAS Desenho Urbano e Espaço Público

Arquiteto formado pela Universidade de São Paulo (2002). Mestre na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, na área HABITAT (2007). Doutorando pela FAUUSP. Atualmente é professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie, pequisador da Universidade de São Paulo, sócio-diretor do escritório B Arquitetos. 

[texto retirado do currículo lattes]

18 MIRIAN

PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO EM  FAVELAS Participação e Trabalho Social

MIRIAN ARANDA

Assistente Social

​

Assistente Social, formada em Serviço Social pela FAPS São Caetano e com especialização em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas pela UFSC. Com 25 anos experiência na área de habitação, participou na Coordenação Social dos projetos "Tá Bonito-Melhorias Habitacionais" em Diadema e do Projeto de Urbanização de Assentamento Precário "Chafik/Macuco" em Mauá, onde atua presentemente.

[texto fornecido pela convidada]

19 LIZETE

LIZETE RUBANO

Arquiteta e Urbanista

[FAU MACK]

PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO EM  FAVELAS

Provisão Habitacional

Arquiteta e Urbanista pela FAU Mackenzie, com mestrado e doutorado pela FAUUSP. Atuou junto a movimentos sociais por habitação da Zona Sul da cidade de São Paulo e junto aos moradores da Vila Itororó, assessorando o escritório modelo da FAU Mackenzie, o Mosaico, no desenvolvimento de projeto para a área. Trabalhou na COHAB-SP no período de 1989-1992, no replanejamento das áreas livres dos conjuntos Teotônio Vilela, Itaquera e José Bonifácio na Zona Leste. É professora de projeto na FAU Mackenzie desde 1996, desenvolvendo atividades em pesquisa (habitação coletiva e cultura/cidade) e ensino (desenho urbano e trabalho final de graduação). Organizou, conjuntamente à equipe do escritório do arquiteto Héctor Vigliecca, os livros “Hipóteses do real” e “Terceiro território”, onde são discutidos projetos urbanos e de habitação social.

[texto fornecido pela convidada]

20 CLAUDIA

CLAÚDIA BASTOS

Arquiteta e Urbanista

[Prefeitura de Diadema/FAUUSP]

PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO EM  FAVELAS Melhorias Habitacionais

Arquiteta formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003) e atualmente é mestranda da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, na área de concentração Hábitat. Trabalha como arquiteta e urbanista na prefeitura do Município de Diadema, Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, na área de urbanização de favelas e requalificação habitacional. 

[texto retirado do currículo lattes]

bottom of page